Untitled Document
Discurso(s)



Rodrigo Castilho Soares
03/04/2017

68º Aniversário de Emancipação Político-Administrativo de Dracena


Boa noite!

Senhor Presidente, Rodrigo Rossetti Parra!  A quem agradeço a confiança e distinção para falar esta noite aos dracenenses!
 
Estou orgulhoso de ocupar esta Tribuna para falar da emancipação de nosso município em nome do Poder Legislativo de Dracena. Poder instituído a partir dessa emancipação, com a posse dos primeiros vereadores e primeiro prefeito.

A Emancipação é um processo pelo qual uma sociedade conquista autonomia. É pela emancipação que o município passa  a ser independente politicamente. A ter a liberdade de fazer suas próprias leis, escolher seus representantes, buscar subsídios juntos aos governos para o seu desenvolvimento, alavancar o que de melhor possui, oferecer condições para que cidadãos de outras regiões migrem na esperança de prosperar, enfim, investir em seu próprio crescimento.


04 de abril de 1949, Dracena contava então com apenas 4 anos de fundação é já conseguia sua emancipação.
Já possuía seus vereadores e prefeito. 
O que isso representava na época? 
A consagração de um grande ideal, o de transformar a cidade recém-nascida em um município independente.

Município foi criado pela Lei 233, de 24 de dezembro de 1948. Foi um verdadeiro presente de Natal para aquela gente da época, empenhada que estava em transformar Dracena numa cidade próspera.

A Lei que criava o Município, promulgada pelo então Governador do Estado, Senhor Adhemar de Barros, determinava que eleições fossem realizadas nos novos municípios. 

E assim, veio a instalação da primeira Câmara, a posse dos vereadores eleitos para a 1ª Legislatura e do 1º Prefeito. 

No dia 03 de abril de 1949, tomava posse o primeiro prefeito eleito, Senhor Irio Spinardi, e os primeiros vereadores de Dracena, Senhores:

1 - Azio Montecuco 
2 - Aparecido Enis Sobrinho 
3 - Arlindo Carnelós
4 - Eloy Ferreira Duarte
5 - Hildebrando Lippe 
6 - João Cícero 
7 - João Leal
8 - José Antonio Mega 
9 - Jovino da Silva Dias
10 - Messias Ferreira da Palma
11 - Mário Pagnozzi
12 - Norberto Martins da Fonseca
13 - Pedro Vítor da Silva

Já naquela época os discursos eram no sentido de que era preciso trabalhar pelo município. 
Discurso que hoje reafirmamos. 

Sei que muitos já ocuparam esta Tribuna e falaram dos primeiros moradores, das pessoas que aqui chegaram cheias de sonhos e aqui plantaram suas raízes, constituíram suas famílias. Lembrando que muitas dessas famílias continuam aqui, investindo e contribuindo com o progresso dessa cidade. Fazendo história.

Muitos foram os fatos que envolveram a política dracenense desde então. Todos que passaram por esta Casa ou  pelo Poder Executivo contribuiram para a construção de  um alicerce com ótimas perspectivas, e que hoje  nos dá a condição de olhar para o futuro com grandes expectativas de uma Dracena cada vez melhor.

Dracenenses, estamos na 17ª Legislatura. Assim como nossos antepassados deram o melhor de si para que Dracena crescesse, tenho certeza que toda esta Câmara, com os seus treze vereadores trabalhará e fará o melhor para todos:

01 AILTON OSCAR LORENSETTI
02 CÉLIO ANTONIO FERREGUTTI
03 CLAUDEVI OLIVEIRA SILVA JÚNIOR
04 CLÁUDIO JOSÉ PASQUALETO
05 HIGOR TOSSATO
06 KIELSE CHIARI MUNIS
07 MARIA A. DA SILVA GASQUES MATEUS
08 MILTON POLON
09 PEDRO GONÇALVES VIEIRA
10 RODRIGO CASTILHO SOARES
11 RODRIGO ROSSETTI PARRA
12 SARA DOS SANTOS SCARABELLI SOUZA
13 VICTOR SILVA ALMEIDA PALHARES

Minha mensagem hoje está baseada na certeza de que seremos uma cidade cada vez  mais justa, com menos desigualdade e mais oportunidades para todos, lembrando que a emancipação é consolidada a cada dia. A cada conquista, a cada vitória de um dos filhos da cidade.

Não podemos nos esquecer nesse momento dos Distrito de Jaciporã e Jamaica e da população ordeira e batalhadora que residem naqueles locais, e que contribuem para a pujança do município.

Este um momento importante para Dracena. Momento que compartilhamos com alegria.

Obrigado 

Boa Noite.


Câmara Municipal de Dracena
Fone: (18) 3821-1800
Rua Princesa Isabel, 1635       Dracena - SP       CEP:  17900-000
Horário de Funcionamento: Dias úteis das 08:00 as 14:00 hrs
© 2010 MAF Sistemas - Todos os direitos reservados