Untitled Document
Discurso(s)



Rodrigo Castilho Soares
09/03/2009

Dia da Mulher


HISTÓRIA DO 8 DE MARÇO

 

No dia 8 de março de 1857, operárias de um fábrica tecidos, situada na cidade norte-americana de Nova Iorque, fizeram uma grande greve. Ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho, tais como, redução na carga diária de trabalho para dez horas (as fábricas exigiam 16 horas de trabalho diário), equiparação de salários com os homens.

A manifestação  foi reprimida com total violência. As mulheres foram trancadas dentro das fábricas, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas, num ato desumano.

 

Porém, somente em 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que o 8 de março passaria a ser O “Dia Internacional da Mulher”, em homenagem as mulheres que morreram na fábrica em 1857, e somente no ano de 1975, através  de um Decreto, a data foi oficializada pela ONU – Organização das Nações Unidas.

 

OBJETIVO DA DATA:

 

A  data foi criada  não  apenas comemorar o Dia Internacional  da Mulher. Na maioria dos países, realizam-se conferências, debates e reuniões, cujo objetivo é discutir o papel da mulher na sociedade atual. O esforço é para tentar diminuir e quem sabe um dia terminar o preconceito e a desvalorização da mulher. Mesmo com todos os avanços elas ainda sofrem, em muitos locais, com salários baixos, violência masculina, jornada excessiva de trabalho e desvantagens na carreira profissional. Muito foi conquistado, mas muito ainda há para ser modificado nesta história.

 

CONQUISTA DAS MULHERES BRASILEIRAS

 

Podemos dizer que dia 24 de fevereiro de 1932 foi um marco na história da mulher brasileira. Nesta data foi instituído o voto feminino. As mulheres conquistavam, depois de muitos anos de reivindicações e discussões, o direito de votar e de serem eleitas para cargos no Executivo e Legislativo.

 

DIA INTERNACIONAL DA MULHER

 

As flores irradiam a glória e a beleza de Deus-Mãe, pois ela caminha sobre a terra em cada mulher.

 

Mulher! Todos os grandes Senhores te reverenciam no dia de hoje, pois eles nasceram de teu ventre. Mulher! Além de todos os poderes cósmicos, levas dentro de ti a semente sagrada que provê a vida. Tu é o mais belo pensamento de Deus. Teu coração é manancial de sabedoria. Do teu íntimo brota a força amorosa que nutre, regenera  e ressuscita.

 

Homem! Neste Dia Internacional da Mulher, lembra-te que podes divinizar-te pela admiração da mulher.

- Se está aflito – recorre à mulher! Ela é o consolo dos aflitos

- Se está enfermo – o toque da mulher  é curativo

-  Queres descobrir os mistérios da Divindade? Busca compreender o coração da mulher.

 

Porque quem não reverencia a mulher, fecha as portas à graça e à beleza.

 

Mulher! Ao olhar-te  no espelho reconhece ali a Mãe Divina! Mira-te nela! Encarna com dignidade os dons femininos e amor, fidelidade, pureza, sensibilidade, compreensão, delicadeza, generosidade, doçura, abnegação, serenidade e o dom de tudo embelezar.

 

Mulher! Não te deixes corromper pela futilidade e mediocridade do mundo. Aumenta ainda mais a tua força, apreendendo as virtudes dos homens, mas nunca os vícios. A regeneração do mundo depende de ti, pois tens o poder de moldar o caráter de um ser, desde o teu ventre e por toda a sua vida.

 

Podes transformas teu lar num templo da Divina Missão de Amor. Quando defendes tua dignidade, defendes a dignidade de cada ser humano.

 

Mulher! Rejeita qualquer pensamento ou sentimento de rivalidade, pois isto destrói a unidade das mulheres. Caminha graciosamente, olhando sempre com admiração o teu eterno companheiro, homem.

 

Mulher! Neste Dia Internacional da Mulher, dedicado a ti, todos te proclamam como a Senhora da criação e da beleza e admiram a dádiva que é ser mulher!

 

Obrigado!



Câmara Municipal de Dracena
Fone: (18) 3821-1800
Rua Princesa Isabel, 1635       Dracena - SP       CEP:  17900-000
Horário de Funcionamento: Dias úteis das 08:00 as 14:00 hrs
© 2010 MAF Sistemas - Todos os direitos reservados