Untitled Document
Discurso(s)



Francisco Eduardo Aniceto Rossi
05/04/2010

Emancipação Político-Administrativa de Dracena


Excelentíssimo Senhor Presidente!

Senhoras e Senhores!

Autoridades presentes!

 

Coube a mim a honra de usar a Tribuna neste noite para falar da Emancipação Político-Administrativa de nosso município. Assim como a data do aniversário de Dracena, a de sua emancipação tem singular importância para nós dracenenses.

 

A Emancipação é um processo pelo qual uma sociedade conquista autonomia. É pela emancipação que o município passa a ser independente politicamente. A ter a liberdade de fazer suas próprias leis, escolher seus representantes, buscar subsídios juntos aos governos para o seu desenvolvimento, alavancar o que de melhor possui, oferecer condições para que cidadãos de outras regiões migrem na esperança de prosperar, enfim, investir em seu próprio crescimento. E assim, a emancipação é consolidada a cada dia. A cada conquista, a cada vitória de um dos filhos da cidade.

 

Comemorar esta data é aguçar sentimentos de amor à nossa pequena grande pátria, que é Dracena!

 

O valor histórico da data já foi por vezes exaltado em discursos calorosos nesta Casa, inspirados no patriotismo dos heróicos dracenenses do passado, que não sucumbiram às vicissitudes da vida no sertão e foram à luta por um nobre ideal. A esses heróis do passado, rendemos nesta solenidade nossas homenagens. Não fossem eles, talvez não estivéssemos aqui nesse momento.

 

As transformações urbanas, socioeconômicas e culturais ocorridas em Dracena até hoje são visíveis a todos, diga-se de passagem, a instalação da UNESP, cujo Reitor, aqui presente, será homenageado esta noite pela Câmara.

 

Com a Emancipação, veio a instalação da primeira Câmara, a posse dos vereadores eleitos para a 1ª Legislatura e do 1º Prefeito, Sr. Irio Spinardi. Estamos hoje na 15ª Legislatura. Muitos foram os fatos que envolveram a política dracenense desde então, afinal Dracena completará 65 anos de existência. Todos que passaram por esta Casa ou pelo Poder Executivo contribuiram para a construção de um alicerce com ótimas perspectivas, e que hoje que nos dá a condição de olhar para o futuro com grandes expectativas de uma Dracena cada vez melhor.

 

Por isso Senhoras e Senhores

“Cesse tudo que a musa antiga canta, que outro valor mais alto se alevanta”*, Eu canto aqui o peito ilustre dos dracenenses, do passado, do presente e do futuro. Dracenenses que como eu buscam uma cidade cada vez melhor, com crescimento, com progresso. Pessoas engajadas no ideal do bem comum. Pessoas que sonharam e que sonham grande, grande em abrangência, porque é assim que deve ser, já que só assim se atinge o bem comum.

Isto tudo, porque “Minha terra tem primores”**, “És do Estado a jóia mais rica [...] e orgulho da Pátria querida!”***.

 

Dracenenses minha mensagem hoje está baseada na certeza de que seremos uma cidade cada vez mais justa, com menos desigualdade e mais oportunidades para todos.

 

Obrigado!



Câmara Municipal de Dracena
Fone: (18) 3821-1800
Rua Princesa Isabel, 1635       Dracena - SP       CEP:  17900-000
Horário de Funcionamento: Dias úteis das 08:00 as 14:00 hrs
© 2010 MAF Sistemas - Todos os direitos reservados