Untitled Document
Últimas Notícias


Alunos do Ensino Médio da EE 9 de Julho visitam o Poder Legislativo de Dracena

Alunos do primeiro ano do ensino médio da Escola Estadual 9 de Julho visitaram as dependências da Câmara Municipal de Dracena, na manhã desta quarta-feira (5). Para recepcioná-los e apresentar o trabalho exercido pelo Legislativo, estiveram presentes os vereadores Victor Palhares, Milton Polon, Pedro Gonçalves Vieira, Higor Tossato, Ailton Lorensetti e Juninho do Esporte e a diretora Aparecida de Souza.



Após uma apresentação inicial, os estudantes tiveram a oportunidade de fazer perguntas. Eles aproveitaram para não somente saber sobre o trabalho dos vereadores, mas também quiseram discutir e propor soluções para a educação, reforma do ensino médio, bullying e preconceito nas escolas, acessibilidade e os frequentes acidentes de trânsito no município. Mostraram que estão atualizados e que desejam ser ouvidos.



Um dos mais interessados era o aluno Leonardo Mori, 15, que além de fazer várias perguntas, mostrou a vontade de ser vereador. “Vou me esforçar e estudar para eu poder ajudar a minha cidade!”. Segundo ele, o desejo surgiu ainda criança por influência dos pais e foi crescendo durante o período escolar, onde pode estudar mais e debater os assuntos. “Pra termos uma cidade melhor, um Estado melhor, a sociedade precisa fazer parte disso.”



A visita ao Legislativo faz parte do conteúdo aprendido em sala de aula que abordou sobre a política no Brasil e os três poderes: Executivo, Legislativo e Judiciário. Para a professora de História e Filosofia, Ivani Souza dos Santos, é essencial trazer os alunos do ensino médio à Câmara já que alguns deles irão votar no pleito deste ano. “Iremos tomar uma decisão muito importante para o nosso Brasil e temos a chance de melhorar a educação, a saúde, o transporte e a sociedade em si.”



Para a estudante Júlia Alexandra Silveira Rodrigues, 15, o jovem está mais consciente e interessado na política em geral. “A gente pesquisa bastante sobre os políticos na internet, procuramos saber mais sobre o que acontece na cidade e no país.”



O professor de História e Sociologia, Marcelo Félix Turra, afirmou que os alunos precisam ter outra visão da política, que não se limita à corrupção e maus exemplos, mas que cuida do bem comum. “A nossa ideia é aproximar o jovem porque eles são a nossa joia, o nosso futuro. Se eles não se engajarem, o que será da cidade?”, questionou. O docente ainda explicou que pretende levar os estudantes à prefeitura e o Poder Judiciário municipal.



A Câmara convidou os alunos a participar do Parlamento Jovem, ainda sem data definida, no qual eles poderão apresentar esses assuntos em forma de indicações, requerimentos e projetos de lei. O Parlamento é voltado para estudantes de escolas públicas e particulares do município, que vivenciam durante um dia a jornada parlamentar no Legislativo e fazem parte processo democrático mediante diplomação e exercício do mandato.



O Programa “A Escola na Câmara” foi instituído através da Resolução n° 09/15 e tem como proposta aumentar os canais de relacionamento com a sociedade. Para participar, as escolas devem agendar horário na Secretaria do Legislativo pelo telefone 3821-1800.

Câmara Municipal de Dracena
Fone: (18) 3821-1800
Rua Princesa Isabel, 1635       Dracena - SP       CEP:  17900-000
Horário de Funcionamento: Dias úteis das 08:00 as 14:00 hrs
© 2010 MAF Sistemas - Todos os direitos reservados