Untitled Document
Últimas Notícias


Violência contra a Mulher é tema de discussão no Legislativo de Dracena

Na última sexta-feira (23) a Câmara Municipal de Dracena recebeu o ciclo de palestras de prevenção e combate à violência contra a mulher, organizado pelas vereadoras Sara Scarabelli e Maria Mateus e que contou com a presença dos vereadores Ailton Lorensetti, Cláudio José Pasqualeto e Juninho do Esporte, além de representantes da sociedade e munícipes.



As palestras tinham o objetivo de, além de informar, promover o debate e reflexão sobre a violência contra mulheres e a Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340, de 07/08/2006), que este ano completou 12 anos.



A primeira palestrante, Dra. Gláucia Costa, doutora em Ciências Sociais pela Pontífice Universidade Católica de São Paulo (PUC - SP) trouxe a Violência no Contexto Social. Com esta temática, foi contextualizada a história da humanidade e como que aspectos no tocante à mulher impactam até os dias atuais a sociedade a exemplo do Brasil, onde as leis protetivas são recentes.



Em seguida, foi a vez da psicóloga Cláudia Regina Parra, mestra em Educação pela Universidade do Oeste Paulista - Unoeste, falar sobre a Violência Psicológica. Em sua fala, citou as mais variadas formas de violências silenciosas sofridas como: isolamento, perseguição, chantagem emocional, exploração, insultos e humilhações. Segundo ela, a mulher nesses casos “tende a justificar seu agressor até que chegue ao ponto da violência drástica” e aponta como solução a informação e apoio médico, psicológico e jurídico para essas mulheres.



Por último, a delegada Luciana Nunes Falcão Mendes, responsável pela Delegacia de Defesa da Mulher de Dracena, apresentou os aspectos mais relevantes contidos na Lei Maria da Penha que protegem todo tipo de violência, seja de cunho físico, psicológico, sexual, moral e patrimonial. Apresentou os números disponíveis para denúncias como o disque 180 (mulheres), 100 (para crianças e adolescentes) e 181 (para os demais). “Vamos meter a colher nessa briga que não é só de marido e mulher, mas de todos!”, finalizou.



Ao fim do ciclo de palestras, as vereadoras Sara e Maria Mateus agradeceram a presença de todos e fizeram entregas de certificados e flores às palestrantes e à cerimonial Karina Alves.



Câmara Municipal de Dracena
Fone: (18) 3821-1800
Rua Princesa Isabel, 1635       Dracena - SP       CEP:  17900-000
Horário de Funcionamento: Dias úteis das 08:00 as 14:00 hrs
© 2010 MAF Sistemas - Todos os direitos reservados