Untitled Document
Últimas Notícias


Reunião entre Câmara e as Secretarias de Saúde e de Assistência Social discute situação da população de rua

Foi realizada nesta segunda-feira (3) reunião entre o Legislativo e as secretarias municipais de Saúde e Higiene Pública e a de Assistência Social para tratar sobre possíveis caminhos que amenizem a situação da crescente população de rua no município de Dracena.



Estiveram presentes o presidente Rodrigo Parra e os vereadores Célio Ferregutti, Higor Tossato, Kielse Munis, Milton Polon, Maria Mateus, Pedro Gonçalves Vieira e Rodrigo Castilho, a secretária municipal Lígia Sinatura, a secretária adjunta Miriam Iasniswski, a secretária de Assistência Social Dayana de Jesus Ferrari Oliveira, coordenadoria do CREAS Nayara Fabrin, a diretora da Proteção Social Especial Eliane Benatti e a assistente social Edilene Rodrigues.



O número de pessoas em condição de rua tem chamado a atenção dos vereadores. Eles questionaram o que está sendo feito para essa população, como se dá o trabalho entre a assistência, a saúde e o albergue municipal e se há alguma lei que autoriza o município a conceder passagem àqueles que, sendo de outras cidades, solicitam retorno à origem.



Conforme foi discutido, a prefeitura tem prestado atendimento aos moradores de rua como assistência social, acesso ao serviço público de saúde e encaminhamento ao albergue administrado pela Associação Assistencial Boas Novas. No que se refere à concessão de passagens, foi informado pela secretaria de Assistência Social que por ora o Poder Executivo não destina recursos para esse fim, mas que será verificada a possibilidade junto ao jurídico da prefeitura.



De acordo com a secretária Dayana, a maioria dos moradores de rua são dracenenses que, pelas mais variadas razões, optaram por viver dessa forma e que são raros os casos daqueles que retornam para o convívio familiar.



O presidente da Câmara Rodrigo Parra afirmou que pretende ampliar a discussão como foi feito na semana passada na reunião para tratar a situação dos pacientes de saúde mental no município. “Não podemos fechar os olhos diante dessas realidades. Precisamos da união de todos os poderes públicos, executivo, legislativo e judiciário, e envolver toda a sociedade para trazer mais dignidade aos menos favorecidos. A Câmara Municipal de Dracena estará sempre empenhada nisso!”, finalizou.



Câmara Municipal de Dracena
Fone: (18) 3821-1800
Rua Princesa Isabel, 1635       Dracena - SP       CEP:  17900-000
Horário de Funcionamento: Dias úteis das 08:00 as 14:00 hrs
© 2010 MAF Sistemas - Todos os direitos reservados