Untitled Document
Símbolos




O Brasão




O Brasão D´Armas de Dracena foi instituído pela Lei n.º 245, de 20 de agosto de 1959, de autoria do Vereador Magid Zacarias, nos seguintes termos:

O Brasão D´Armas será um escudo do tipo clássico português, encimada pela coroa mural privativa das municipalidades, em campo de ouro, malhada de sable.

O escudo em campos de goles, prevalece chefes, três escudetes.

No escudete à direita, em campos de goles, o escudo do Estado de São Paulo, recordando que este município é parte integrante do mesmo território.

No escudete do centro, em campo de prata, há uma cruz de Cristo, o símbolo da fé cristã, da fé que norteia este povo profundamente religioso.

No escudete à esquerda, em campos de goles, um braço armado conduzindo a cruz da fé e um machadete, simbolizando os bandeirantes de São Paulo, ao natural, recordando que a fundação desta cidade se deve à obra incansável de verdadeiros bandeirantes modernos.

No centro do escudo, uma planta estilizada, recorda Dracena, cujas cores, ouro e sinople, são o símbolo da nacionalidade e cuja planta deu nome à cidade.

Um rio de prata ao pé do escudo, da direita para esquerda, lembrando o Ribeirão das Marrecas, que deu nome a esta região e cuja nascente fica em nosso município.

Como suportes um ramo de café e um ramo de algodão, frutados ao natural, representando a agricultura de Dracena, cruzam-se abaixo do listra com a divisa: "BRASILIAE COLORES - POPULIQUE LABORES", com o significado: "DO BRASIL, AS CORES - DA TUA GREI, LABORES" externando assim o júbilo por simbolizar no próprio nome, as cores do Brasil, o verde e o amarelo, e, a ventura de receber intensamente, o trabalho profícuo do seu povo, para o progresso e grandeza de Dracena.

Câmara Municipal de Dracena
Fone: (18) 3821-1800
Rua Princesa Isabel, 1635       Dracena - SP       CEP:  17900-000
Horário de Funcionamento: Dias úteis das 08:00 as 14:00 hrs
© 2010 MAF Sistemas - Todos os direitos reservados